quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Em La Pampa (Argentina)

Províncias aderem aos ambientes livres de tabaco

La Pampa, com uma extensão territorial de 143.440 km² e população de 299.294 habitantes, capital de Santa Rosa, é mais uma província argentina que implantou os ambientes livres do tabaco. A iniciativa surgiu no âmbito do programa La Pampa livre do tabaco que vem sendo implementado pelo Ministério da Saúde.

Segundo Diana Fazzini, profissional responsável pelo programa na área da saúde, essas ações foram divididas em duas etapas, um treinamento de médicos para as quatro zonas de saúde com a finalidade de instalar uma clínica para cessação, de modo a obter acesso ao tratamento.

Fazzini informou que serão habilitados quatro escritórios em Santa Rosa, o que corresponde a hospitais Toay, Guatraché, executar, Quemú Quemú, Engenheiro de Luiggi, Bernasconi, Victor e Pico Geral.

A próxima fase do trabalho será o de estabelecer os chamados ambientes livres da fumaço do tabaco. A este respeito, ela afirmou que foram impressos folhetos educativos e realizadas viagens com finalidades pedagógicas para o interior com o objetivo de lidar com aspectos relacionados ao tema.

"Insistimos em conscientizar as pessoas, mesmo com lei antitabaco provincial, com o passar do tempo o assunto fica diluído", informou Fazzini, acrescentando que em outros países a experiência foi exitosa, com uma diminuição significativa de fumantes.

Nora Mabel Salvo, especialista em clínica médica do Centro de Saúde de Santa Rosa, declarou que a Clínica cessação habilitada recebe de cinco a oito pacientes, em média.

Acho que até agora os resultados são favoráveis: "mesmo com tabagistas com muitos anos de dependência, o apoio e aconselhamento psicológico, apoio nutricional, farmacêutico e educação, trazem bons resultados".

Ela reconheceu que a experiência relativamente curta, devido a essas ações terem sido iniciadas cerca de um ano atrás, "ainda não condensam resultados estatísticos".

“A dependência conta com a vontade do paciente. Quem está decidido a deixar o tabaco sabe que vai lidar com algumas situações, mas a vontade é fundamental para o sucesso juntamente com o arsenal terapêutico e educação".


Nenhum comentário:

Postar um comentário