quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Em São José

SC – Prefeitura de São José sensibiliza população no combate ao fumo

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria de Saúde de São José está desenvolvendo atividades de promoção e prevenção em todas as unidades de saúde com o Programa Tabagismo.

A programação inclui distribuição de materiais informativos para os josefenses através das unidades de saúde, agentes comunitários e locais estratégicos, como colégios e igrejas. Além disso, a coordenação do Programa Tabagismo está organizando uma capacitação para cessação do tabagismo, que ocorrerá no período de 12 a 16 de setembro para os profissionais da rede municipal de saúde a fim de aprimorar o atendimento à população

A temática deste ano, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, está focada nos aditivos dos cigarros, já que as embalagens coloridas e aromas variados podem ser atrativos e mascarar o gosto amargo do cigarro.


Para a Coordenadora do Setor Doenças e Agravos Não Transmissíveis de São José, enfermeira Sabrina de Souza, o objetivo do Programa Tabagismo é sensibilizar e mobilizar a população sobre os malefícios para a saúde e os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais do tabaco. O foco das mensagens é o incentivo à não experimentação dos produtos derivados do tabaco, a cessação de fumar e a proteção do não fumante da poluição tabagística ambiental. “É uma abordagem realizada para atender os fumantes que desejam parar de fumar, sendo feita individualmente ou em grupo de apoio, através de sessões estruturadas realizadas uma vez por semana na unidade de saúde. Após as quatro primeiras sessões, são programadas outras reuniões não estruturadas com o acompanhamento, com intuito de prevenir a recaída, até o fumante completar um ano sem fumar”, salienta a coordenadora.


“Alguns fumantes podem se beneficiar de um apoio medicamentoso, esse apoio só deve ser oferecido aos fumantes que apresentarem um alto grau de dependência física à nicotina, pois o município já dispõe dos medicamentos para auxiliar na cessação do tabagismo”, explica a Secretária de Saúde, enfermeira Daniela Raquel Rabelo de Oliveira.


As pessoas interessadas em participar do programa poderão procurar a unidade de saúde mais próximo a sua residência e deixar seu nome com a enfermeira da área que formará os grupos para cessação do tabagismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário