sexta-feira, 17 de junho de 2011

Boletim Parlamento Jovem

Três Parlamentos Jovens realizam suas Plenárias Finas esta semana

Carandaí
Plenária Municipal
       

Mais três municípios integrantes do Parlamento Jovem 2011 realizam suas Plenárias Municipais esta semana para discutir e votar as propostas a serem priorizadas e que irão compor o Documento Base da etapa estadual. Em Montes Claros, o lançamento será no dia 13 de junho (segunda-feira), às 14 horas. Já em Iturama, a solenidade está marcada para os dias 14 e 15 junho (terça e quarta-feira), às 18h30. E em Capelinha a plenária será dia 16 (quinta-feira), às 18 horas.
Na última semana, as cidades de Juiz de Fora, Santos Dumont e Carandaí realizaram suas plenárias. As propostas deverão ser encaminhadas para a Assembleia Legislativa até o dia 22/06 para serem consolidadas no Documento Base e enviadas novamente, no dia 06/07, às Câmaras Municipais. O objetivo é que todos os participantes possam conhecê-lo integralmente, preparando-se para a etapa em Belo Horizonte.

Juiz de fora escolhe alunos que participarão da etapa estadual

Juiz de Fora
Plenária Final

Sete alunos dos Colégios Jesuítas, Santos Anjos, Santa Catarina e das Escolas Estaduais Coronel Antônio Alves Teixeiras e Antônio Carlos, integrantes do Parlamento Jovem Minas 2011, foram escolhidos para participar da etapa estadual do projeto. Os nomes foram indicados em plenária municipal realizada na quarta-feira (08/06) no Plenário. Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Bonifácio (PRB).
Ele disse que o número de usuários de drogas em Juiz de Fora tem aumentado e que é preciso criar novas formas de reabilitação do dependente químico.
Segundo ele, a conscientização sobre os danos causados pela droga ainda é a melhor prevenção. Para Carlos Bonifácio, os alunos no Parlamento Jovem aprenderam a exercer seu direito de cidadania pelo simples fato de participar do projeto e discutindo o tema deste ano.

Santos Dumont: alunos que irão à etapa estadual serão definidos esta semana

Santos Dumont
Plenária Final

Em Santos Dumont, a Plenária Final aconteceu na quinta-feira (09/06). Foram escolhidas duas propostas por subtema, conforme especificado no regulamento do PJ Minas 2011. Estiveram presentes no evento, a vice-presidente da Câmara, vereadora Sandra Cabral; o secretário, vereador Cláudio de Almeida; e o vereador Afonso Ferreira. A solenidade contou também com a participação do professor Ludovikus, da Escola do Legislativo de Minas Gerais; dos coordenadores do Parlamento Jovem em Santos Dumont, além dos monitores e professores das escolas integrantes do projeto. A definição dos representantes do Parlamento Jovem 2011 em Santos Dumont acontecerá na terça-feira (14/07) no Plenário da Câmara Municipal.

PJ Minas em Carandaí discute 14 propostas

Carandaí
  

Parlamento Jovem Minas em Ouro Preto realiza Seminário sobre drogas

Ouro Preto
  
O Parlamento Jovem Minas em Ouro Preto realizou um seminário sobre o tema"Drogas: Como Prevenir?", na quarta-feira (01/07), no anexo do Museu da Inconfidência. O encontro contou com um público de mais de 60 pessoas que ouviu três palestras sobre prevenção e combate às drogas.
A primeira palestra foi do sargento do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto e coordenador da entidade filantrópica Obra Social Lírios do Campo, Juscelino Gonçalves. Segundo ele, a OSLC trata do dependente químico juntamente com a família, que fica desestruturada diante da situação. Vários ex-dependentes químicos que foram tratados na Lírios do Campo se reúnem com os internos, relatando as dificuldades que enfrentaram para acabar com o vício.
O psiquiatra e psicoterapeuta Lucas Paiva alertou que o Brasil tem atualmente mais problemas com o crack do que com outras drogas. Para ele, o dependente químico não deve ser tratado como um criminoso e sim como um doente, pois a droga é um problema social, que deve ser resolvido através de propostas e políticas públicas, e não através da repressão.
O instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), soldado Davison Augusto Celino, da Polícia Militar, disse ser necessário sensibilizar e esclarecer os jovens sobre a problemática causada pelas drogas. "É possível mudar esta realidade capacitando o adolescente para que ele tenha condições de resistir às influências ao uso de drogas", comentou.
 


Fonte: Escola do Legislativo - ALMG



Nenhum comentário:

Postar um comentário