quinta-feira, 26 de maio de 2011

Boletim PJ

Seminário discute campanhas de prevenção ao uso de drogas
 Alunos do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco assistiram à palestra "Políticas Sociais e Combate à Violência", realizada durante o II Seminário Legislativo da cidade, no final de abril. A palestra foi proferida pelo ex-ministro e professor da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, Patrus Ananias, que falou sobre a importância das campanhas de prevenção ao uso de drogas.
O aluno Valter Capobiango, do colégio municipal Rio Branco, questionou se existe algum programa do Governo Federal de combate ao uso de drogas. Patrus citou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAF), responsável pela oferta de serviços de proteção e assistência às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o professor, o Craf atende também dependentes químicos, encaminhando-os para uma clínica de recuperação.
Para a semana de 23 a 27 de maio está agendado um ciclo de palestras sobre prevenção ao uso de drogas. Humberto Slaibi, médico, vereador e diretor da Escola do Legislativo de Visconde do Rio Branco, já confirmou sua presença. Ele vai explicar os efeitos da droga no ser humano e falar sobre os tratamentos disponíveis para um dependente químico.  


Alunos do PJ Minas visitam casas de recuperação de Ouro Preto

Ouro Preto
Visista ao NATA

 Cerca de 20 estudantes, integrantes do Parlamento Jovem Minas em Ouro Preto, conheceram, na quinta-feira (12/5), o trabalho assistencial Desenvolvido pelo Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras (NATA) e pela Obra Social Lírios do Campo (OALC). Eles visitaram as principais instalações das duas casas de recuperação, como as capelas, os dormitórios, as oficinas de artesanato e as áreas externas, onde estão os pátios, jardins e hortas.
Os alunos ouviram relatos de dependentes químicos acolhidos pelas duas comunidades.
São jovens viciados em drogas como álcool, crack e cocaína. Ouviram também depoimentos de ex-dependentes químicos que conseguiram se curar.
A monitora do PJ e representante do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Gabriela Silva, falou que o objetivo da visita foi mostrar o dia a dia dos acolhidos pelas duas instituições: "Mostramos aos alunos a realidade de um dependente químico e vimos também que o problema tem solução", observou.
O vice-diretor da "Obra Social Lírios do Campo", Claudiney Toledo, afirmou que a OSLC oferece um programa de recuperação para dependentes químicos e assistência às suas famílias.
- PJ de Ouro Preto faz campanha para doação de material de limpeza
Os integrantes do PJ de Ouro Preto estão realizando uma campanha para arrecadar materiais de limpeza a serem doados para a Obra Social Lírios do Campo e ao Grupo Nata. De acordo com a coordenadora do PJ Minas na cidade, Mariana Andrade Silva, as casas de acolhimento mantêm suas atividades com o apoio de instituições e da comunidade. Com essa ação, o Parlamento Jovem Minas vai também contribuir para o bom funcionamento das duas instituições.
A aluna da escola estadual Dom Pedro II, Luzia Pereira Baião, já está arrecadando os donativos. "Eu acho muito importante ajudar nessa campanha. Eu fiz uma mobilização na minha escola e muitos colegas já colaboraram. Ao conhecer o Nata e o Lírios do Campo, pude constatar a importância desse trabalho", comentou.
A campanha está acontecendo nas escolas estaduais Dom Pedro II, Antônio Pereira, e José Leandro; na Escola Municipal Desembargador Horácio Andrade; e no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ouro Preto; e terminará no próximo dia 31 de maio. 


Reunião ordinária de plenário é utilizada para a capacitação de alunos

Montes Claros
Visita à Câmara
 
 Montes Claros também está cumprindo o calendário municipal de atividades do PJ. As escolas integrantes do projeto têm participado de oficinas e palestras uma vez por semana. Os alunos da escola estadual Dulce Sarmento se reúnem às terças-feiras; os estudantes da escola estadual Helena Prates e do Centro Educacional Prisma se encontram às quartas; e os da escola estadual Irmã Beata, às quintas. Na última semana os alunos das quatro escolas visitaram a Câmara Municipal da cidade e assistiram a uma reunião ordinária de plenário.
"Estamos capacitando nossos alunos para defender suas propostas na Plenária Final, por isso pedi para eles observarem a forma como os parlamentares encaminham as discussões e votações de proposições", afirmou a coordenadora do projeto, Cristiane Alves Nunes.
Ela informou ainda que se reúne todas as segundas-feiras com os monitores do PJ, para planejar os trabalhos da semana e avaliar as oficinas já realizadas.


Fonte: Escola do Legislativo ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário