quinta-feira, 26 de maio de 2011

Boletim PJ - o que anda rolando...?

Ex-dependente químico faz palestra em Capelinha
Em oficina realizada no dia 11/5 (quarta-feira), os alunos do Parlamento Jovem 2011 de Capelinha discutiram o subtema "O Jovem e o Papel da Família". Participaram do encontro as monitoras do PJ Maria Salomé da Cruz Sampaio, Edwiges Pinto Alecrim. A professora da Escola Estadual Bento Rocha, Thelma de Cássia Fernandes Coelho, e a diretora Rita Otoni também estavam presentes.
A oficina foi dividida em duas etapas. Na primeira foi realizada uma palestra com um ex-integrante dos Alcoólicos Anônimos (AA), Juvenal Antônio Cordeiro, que disse ter procurado tratamento há 29 anos, quando a convivência com a família estava sendo comprometida pelo comportamento dele. "A família passa a viver a vida do alcoólatra, que leva seus problemas para dentro de casa", comentou. Juvenal contou também estórias de companheiros do AA que estão internados até hoje e "estão com suas vidas parcialmente acabadas pelo uso de drogas".
O ex-integrante do AA destacou os cuidados que um dependente químico deve tomar para não ter recaídas. Segundo ele, atualmente, existem medicamentos, comidas, produtos de higiene que contêm álcool: "Isso é um perigo para o alcoólatra, pois o uso desses produtos, sem o conhecimento dos seus componentes, pode acarretar no regresso total do doente ao vício", finalizou.
Na segunda etapa, Edwiges Alecrim apresentou o resultado de uma pesquisa realizada no ano passado (2010), quando foram entrevistados cerca de 2 mil e 300 adolescentes sobre o tema "Violência, drogas e cidadania". Segundo a pesquisa, 61% dos entrevistados responderam que já conviveram com alguém que usa algum tipo de droga, e 39% disseram que não conviveram. A pesquisa apurou também quantos entrevistados consomem bebida alcoólica: 62% disseram já ter experimentado ou consumido; 14% bebem frequentemente; 13% não bebem; e 11% não responderam. Os alunos não concordaram com o resultado da pesquisa e acharam que o percentual é mais alto. Edwiges sugeriu então que eles fizessem um trabalho, dentro da escola deles, para averiguar esses resultados.


Alunos fazem pesquisa sobre uso de drogas

Capelinha
E.E. Bento Rocha de Jesus 

Na oficina do dia 17/05/11 (terça-feira), alunos do Instituto Educacional Manuel Luiz Pego exibiram slides explicando o que são as drogas - os tipos e efeitos; classificaram os consumidores, e a porcentagem de consumo. Os alunos da escola estadual Bento Rocha de Jesus mostraram slides de pesquisa realizada com 60 alunos com idades entre 13 a 17 anos.
Os estudantes da escola estadual Professor Antônio Lago apresentaram vídeos produzidos por alunos do PJ, entrevistando colegas sobre "drogas", e apresentaram o resultado de um questionário respondido por 120 estudantes da escola. Os resultados das pesquisas ainda não foram disponibilizados para divulgação. Segundo a monitora do PJ em Capelinha, Maria Salomé da Cruz Sampaio, o objetivo da tarefa foi avaliar a responsabilidade, criatividade e participação dos alunos, além atualizar a pesquisa realizada no ano passado. "Os alunos acharam que a pesquisa de 2010 não correspondia mais à realidade de suas escolas", esclareceu



Fonte: Escola do Legislativo - ALMG
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário