segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Seleção PJ 2012

Segue abaixo o resultado da seleção para os monitores PJ 2012.

Aprovados para as primeiras vagas

Mariane Reghim
Ramon Ribeiro
Cristiane Mendes
Bruno Oliveira
Leandro Rocha
Pedro Almeida
Israel Lopes
Caio Jones

Classificadas 
Paula Viana
Iasmine Ferrari

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PJ 2012

Atenção: o resultado dos selecionados para o PJ 2012 sairá no próximo dia 12, pela noite.
Os aprovados terão de comparecer na Câmara Municipal nos dias 13 e 14 (de dezembro) para o Curso de Formação, que será realizado das 8h às 17h. Outras informações serão divulgadas posteriormente.



Coordenação Parlamento Jovem Viçosa.

sábado, 26 de novembro de 2011

Carta de intenção

Pedimos a todos que desejem fazer sua inscrição para o PJ 2012, que solicitem por email o modelo da carta de intenção (pelo endereço parlamentojovemvicosa@gmail.com).

Atenciosamente,

Coordenação Parlamento Jovem Viçosa.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Rússia: Guerra contra o tabagismo



Imagens estampadas nos maços de cigarros serão mais chocantes que as usadas no Brasil

A partir de 1.º de julho de 2012, o rigor contra o tabagismo vai aumentar na Rússia. Os últimos dados sobre o vício do fumo no país, datados de 2009, indicam que 44 milhões de russos não conseguem abandonar o hábito de fumar. Esse número levou a Organização Mundial de Saúde a apontar a Rússia como o país com o maior número de fumantes no mundo.

O aumento do rigor contra o tabagismo vai se manifestar, por exemplo, na campanha promovida pelo Ministério da Saúde que obriga todas as empresas fabricantes de cigarros a estampar no verso dos maços imagens chocantes dos danos causados à saúde pelo tabagismo. De acordo com as autoridades sanitárias russas, as fotos serão ainda mais chocantes do que, por exemplo, as imagens estampadas nos maços de cigarros do Brasil.

A idéia de realizar a campanha foi apresentada pelo Cazaquistão e aprovada por unanimidade pelo Conselho de Saúde da Comunidade Econômica da Eurásia.


Governo e Secretaria Nacional Antidrogas implementam programa “Amor Exigente”

A ação é uma estratégia de enfrentamento às drogas

Nós próximos dias 25, 26 e 27, no auditório da Secretaria Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), acontecerá a oficina de multiplicadores do Programa Amor Exigente, promovida através de parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

O evento é direcionado a representantes de órgãos governamentais e à sociedade civil com o intuito de formar multiplicadores a partir da metodologia do programa, além de fortalecer ações de prevenção e enfrentamento à dependência química. A oficina será ministrada pelas voluntárias Rosana Celestino e Alíria Nunes. No Acre o programa já existe há dois anos e conta com diversos voluntários, entre eles o casal Raimundo Gomes e Maria da Costa, coordenadores regionais.

Há 27 anos atuando como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, o Amor Exigente é um programa de proteção social cujo objetivo é prevenir problemas e ajudar quem está vivenciando dificuldades com dependência química, sejam os dependentes ou seus familiares. Por essas razões o programa foi selecionado pela Senad como uma experiência de grande êxito, obtendo atenção e disseminação em todo o país.

O programa de auto e mútua ajuda leva a pessoa a agir em vez de só falar. Por meio dos 12 Princípios Básicos e 12 Princípios Éticos da Espiritualidade Pluralista e da Responsabilidade Social, o AE desencoraja a violência e a agressividade e encoraja a cooperação comunitária e familiar.

Na prevenção, com um programa eficaz, o Amor Exigente atende três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária. O enfoque na prevenção primária universal se dá através de uma abordagem educativa em grupos de reflexão, questionamento e posicionamento, que, nas partilhas e metas semanais, levam os participantes a atingirem seus objetivos.

Os Grupos de Apoio do Amor Exigente sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de sí mesmas. Nos Cursos de Prevenção com o Programa Amor Exigente, os participantes, entre eles pais, avós e professores, passam por uma reflexão comportamental e ponderam sobre como suas próprias mudanças podem ajudar na formação de caráter de seus filhos, netos e alunos. No caso dos jovens, esse programa os ajuda a resgatar os valores familiares e aplicá-los como forma de escolha na sociedade em que vivemos.

Desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, álcool e outras drogas, assim como lutar contra tudo que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de transito e à corrupção em todas as suas formas, são também propostas do Amor Exigente.

Atualmente, o programa reúne 564 grupos no Brasil, três na Argentina e 12 no Uruguai, além de 352 grupos em fase experimental e 253 Subgrupos de Jovens na Sobriedade. Estes números são alterados com frequência, pois diariamente a realidade de AE se modifica para atender às necessidades de cada região.

A Federação de Amor Exigente congrega os grupos que atuam na linha do programa e conta com 10 mil voluntários, que realizam aproximadamente 120 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras que são realizadas nas mais diversas regiões em que o programa atua.



Anvisa marca audiências públicas para restrição a produtos do tabaco


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza no dia 6 de dezembro, em Brasília, duas audiências públicas para debater a proibição do uso de aditivos e aromatizantes em produtos derivados do tabaco e a restrição da propaganda desses produtos nos pontos de venda.

Inicialmente, as audiências públicas estavam marcadas para o dia 6 de outubro no Rio de Janeiro (RJ), mas decisão do desembargador Vilson Darós, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, suspendeu a realização das duas audiências, atendendo a pedido do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco. O sindicato alegou que os locais escolhidos para a realização da audiência pública eram inadequados por comportarem “apenas 200 lugares”. 

As audiências fazem parte do processo de discussão entre Anvisa e sociedade sobre as consultas públicas 112 e 117, feitas em 2010 pela Agência. A primeira propõe a proibição de aditivos, sabores que tornam os cigarros mais atrativos através de sabor doce, mentolado ou de especiarias. A segunda prevê regras para a impressão das imagens de advertências sanitárias, para a restrição da propaganda aos pontos de venda e para a comercialização pela internet.

A psicóloga Silvana Messias Bernardes, especialista em programas antitabagismo, esclarece que é fundamental prevenir que jovens iniciem o ciclo do vício já que é muito mais difícil parar de fumar, porque a nicotina atua direto no sistema neurológico central. “Cada tragada no cigarro leva sete segundos para atingir o cérebro. A partir daí, surgem as dificuldades em largar essa droga, que, associada a 4.700 substâncias, causa uma forte dependência. E as pessoas acabam precisando mesmo de ajuda”, completa Silvana Messias. Para isso, a especialista destaca que é preciso ter ainda o apoio da família.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que 45% dos fumantes entre 13 e 15 anos consome cigarros aromatizados, porque o produto é especialmente popular entre os adolescentes, que começam a fumar cada vez mais cedo. “Infelizmente, são os recursos que fabricantes estão usando. Os sabores estão aí para atrair o público jovem”, reflete a psicóloga. 


Senado aprova fim dos fumódromos em locais fechados


O Senado aprovou, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 292011, originário da Medida Provisória 5402011, que altera a legislação sobre o fumo. Com a aprovação fica proibido, em todo o país, o uso de cigarros em ambientes fechados, os chamados “fumódromos”, sejam eles privados ou públicos.

O texto também prevê aumento na carga tributária dos cigarros, além de fixar preço mínimo de venda do produto no varejo. Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.

“A luta contra o tabaco tem que ser incansável por aqueles comprometidos com a saúde pública do nosso país”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele ressaltou que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é reduzir a frequência de fumantes em diferentes grupos, principalmente a iniciação de adolescentes e adultos. “A expectativa é chegar a 2022 tendo reduzido a frequência de fumantes de 15% para 9% na população adulta”, afirmou.

A aprovação da matéria representa um avanço, pois deve contribuir para frear o consumo de cigarros no país. A combinação do aumento do tributo com uma regra de preço mínimo ataca as duas frentes para a redução do consumo: preço de um lado e combate à pirataria do outro. Medidas como essas reforçam a liderança do Brasil no enfrentamento das doenças crônicas não-transmissíveis.

Também se torna obrigatório o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, partir de 1º de janeiro de 2016. A matéria segue agora para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.


"Brasil Sem Cigarro"

A campanha Brasil Sem Cigarro será o pontapé inicial para muitos dos chamados "fumantes convictos" conseguirem largar o vício

O evento será realizado no próximo domingo (27), no Sesc Faiçalville, na Avenida Ipanema, no Setor Faiçalville, em Goiânia.

Há mais de 30 anos a faxineira Adureis Maria convive com o hábito. Segundo ela, em todo esse tempo a primeira coisa que faz após acordar é tomar uma xícara de café acompanhada de um cigarro: “Eu não tenho o hábito de tomar café da manhã, eu só tomo café preto e fumo um cigarro. Mas, minha pele e meu cabelo são ressecados e os dentes, por mais que eu faça tratamento, não são a mesma coisa”, lamenta.

A auxiliar administrativa Elza de Souza Cruz diz que se sente aliviada após fumar: “Para mim o cigarro é a solução para o meu dia a dia. Se eu estou alegre, triste ou ansiosa é o cigarro que me acompanha”, confessa.

Mas o corpo dela dá sinais de que o vício pode trazer prejuízos: “Eu fico com o fôlego cansado, não consigo correr mais. Em tempo seco, chego a ficar internada com pneumonia”, conta.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 23% dos homens brasileiros são fumantes e cerca de 16% das mulheres mantém o vício. Segundo o instituto, o cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e causador de outras doenças como enfisema, bronquite, tumores malignos na boca, rins, pâncreas, laringe e bexiga.

O evento Brasil Sem Cigarro, comandado pelo médico Drauzio Varella, tem o objetivo de mobilizar a população sobre os malefícios do cigarro: “Depois que eu vi o médico orientando, mesmo sabendo que é difícil, estou tentando diminuir”, afirma Elza de Souza Cruz.

O projeto é realizado pelo Fantástico em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Sesc, com o apoio da TV Anhanguera.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Parlamento Jovem 2012


Deseja participar do PJ ano que vem? As inscrições estão abertas!

Informações sobre o projeto
- Valor da Bolsa: 360.00
- Carga horária de trabalho: 20h semanais
- Atividades desenvolvidas: reuniões semanais na Câmara Municipal, encontros nas escolas semanais com os alunos participantes do projeto, realização de apostilas sobre o tema anual, entre outras.
- Vagas abertas: 8 (oito) com a possibilidade de mais 1 (uma).

O candidato deve
- Obter coeficiente de rendimento acumulado de 60 pontos ou superior (Peso 1)
- Digitalizar uma carta de intenções, que será divulgada neste blog* (Peso 1)
- Se apresentar na Câmara Municipal de Viçosa nos dias da seleção para a entrevista (Peso 2**)

*A Carta de Intenções deverá ser enviada para o seguinte email: parlamentojovemvicosa@gmail.com
**Após a confirmação da inscrição, será estipulado o horário da entrevista.

Demais informações
Dia da seleção: 07 de dezembro.
Horário: 10h às 12h - 14h às 16h.
Local da seleção: Câmara Municipal de Viçosa. 


As inscrições estão abertas até o dia 2 de dezembro.

Participe você também do Parlamento Jovem Viçosa ;)