quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mais Juventude em Minas


Entidades lançam hoje Observatório da Juventude de Minas Gerais




Pesquisadores de diversas instituições, entre as quais a UFMG, assinam, nesta quinta-feira, 25, na Fundação João Pinheiro (FJP), termo de cooperação para criação do Observatório da Juventude de Minas Gerais, instituído oficialmente pelo governo do estado.

O lançamento acontece durante workshop que colocará em discussão experiências da área, como o Observatório da Juventude da UFMG. A programação também inclui debates sobre a matriz de programas e ações do governo estadual e apresentação de grupos temáticos nas áreas de renda e trabalho, assistência social, violência, saúde, habitação e educação.

Segundo o coordenador do evento, professor da FJP Murilo Fahel, a intenção é agregar pesquisadores e iniciativas em torno da proposta do Observatório, com o intuito de propor políticas públicas, avaliar programas do governo, além de produzir livros e artigos.

“Trata-se de uma população específica em situação de risco. Os jovens são os que mais matam e mais morrem”, comenta Fahel, ao destacar que o Observatório deverá trabalhar temas como capacitação para inclusão produtiva, maior mobilidade ocupacional e atividades de prevenção de saúde dessa parcela da população.

Da UFMG, participam do workshop o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Jorge Alexandre Neves; o coordenador do Observatório da Juventude da Universidade, Juarez Dayrell; e Cláudio Beato, do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp).

A iniciativa reunirá também representantes da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, do Centro de Pesquisas René Rachou (Fundação Oswaldo Cruz) e da Escola de Saúde Pública.

O evento acontece a partir das 8h30, no auditório Jussara Seixas da FJP (Alameda das Acácias, 70, bairro São Luiz). Mais informações pelo telefone (31) 3448-9423.







Nenhum comentário:

Postar um comentário