quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Quem somos nós?


O projeto de extensão Parlamento Jovem Minas é realizado desde 2004, em Belo Horizonte, por iniciativa da Escola do Legislativo de Minas Gerais em parceria com a Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), por meio do curso de Ciências Sociais. Em 2010, o projeto estendeu-se para o interior do Estado, contando com a parceria das câmaras municipais de Belo Horizonte, Capelinha, Caratinga, Divinópolis, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Viçosa e Visconde do Rio Branco. Em 2011 o projeto conta, ainda, com a participação dos municípios Araçuaí, Carandaí, Iturama, Paracatu, Santos Dumont e Timóteo.
Em Viçosa, o Parlamento Jovem é fruto de parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e a Câmara Municipal de Viçosa, sendo desenvolvido pelo Departamento de Ciências Sociais. Conta com a participação de nove monitores, todos do curso de Ciências Sociais.
O objetivo principal do projeto é a formação cidadã de jovens estudantes do ensino médio, a partir de sua inserção em atividades realizadas na Câmara Municipal e de discussão de temas relevantes em plenárias e audiências públicas, provocando a análise acerca do Estado e seus agentes, sobretudo do Poder Legislativo, e do funcionamento da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Além disso, tem por objetivo mostrar a importância da participação política e promover a discussão e votação de propostas de leis a serem encaminhadas ao poder público. Esse ano, contamos com a participação dos colégios Equipe, Anglo, Esedrat e Santa Rita.
O tema do Parlamento Jovem Minas 2011 será “Drogas: como prevenir?”, com os subtemas “O jovem e o papel da família”, “O jovem e o papel da escola”, “O jovem e o papel da sociedade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário